informe-se com a sulfite

Demanda por certificação digital cresce e certificadoras passam a prestar atendimento on-line


28 de Abril de 2020

Com a necessidade de reclusão, por conta da pandemia da COVID 19, a emissão dos certificados digitais tem registrado aumento ainda maior que o previsto para o período. A “identidade virtual”, como é definida, garante a realização de atividades e transações à distância, por meio da internet, para pessoas físicas e jurídicas. Desta forma, é possível substituir documentos pessoais na assinatura de termos e cumprimento de outras burocracias exigidas em diferentes processos, sem a necessidade de locomoção.


Assim, empresas que já possuem certificado digital ou pessoas que tenham a biometria cadastrada na base da ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) vão poder realizar novas emissões e também renovações on-line do documento, por meio de videoconferência. Casos inaptos a realizarem o procedimento por vídeo poderão ter a validação presencial, por meio de visita domiciliar, agendada junto de uma certificadora.


A medida está prevista em norma publicada no dia 20 de março pelo Instituto de Tecnologia da Informação do governo federal (ITI), órgão que regula processos deste porte em nível de País. Também publicada em março pela União por meio de portaria, empresas com dez ou mais funcionários são obrigadas a realizar a certificação digital para inclusão no CAGED/eSocial. A iniciativa recente pode ser um dos fatores que colaboram para este acréscimo do serviço.


Cerca de 250 certificados são emitidos mensalmente pela AR Master Sul em Caxias, segundo o sócio-proprietário da empresa, Diogo Fernando Boff. Ele explica que, destes, 60% são para pessoas físicas e 40% para CNPJs de empresas. Demanda cada vez mais comum dentro desta realidade. Salienta ainda que muitos órgãos públicos, inclusive a prefeitura de Caxias do Sul, vêm solicitando a assinatura de formulários com assinatura digital e não mais a entrega física dos mesmos.


“A certificação digital também é necessária para a emissão de nota fiscal eletrônica por microempresas, entrada com petição em processos judiciais, emissão de diplomas, assinaturas de contratos, requerimento de carteira de motorista e de trabalho digital, cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias, trabalhistas, e na prescrição de receitas, entre outras atividades. Em um momento em que precisamos ter uma redução de circulação ou isolamento social, os processos de renovação on-line e por videoconferência irão facilitar a vida dos empreendedores e profissionais liberais”, exemplifica ele.”


No Brasil, atualmente, existem mais de nove milhões de certificados e uma projeção de 6,3 milhões de novas emissões, aproximadamente, em 2020, conforme dados do ITI.


Sobre a AR Master Sul


A empresa realiza emissão de certificados digitais (e-CPF, e-CNPJ, NF-e, entre outros) e proporciona aos clientes um atendimento ainda mais diferenciado. Vinculada a Certisign, Autoridade Certificadora (AC), visa o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes, pessoas físicas e jurídicas. Assim, buscam também parceria, para estimular o crescimento no mercado.


Conheça as vantagens:

- Liberação do seu certificado tornam-se mais rápidos, por ser a própria Autoridade de Registro (AR);
- Flexibilidade de horários (atendimento inclusive fora do horário comercial, mediante agendamento);
- Possibilidade de renovação on-line dos certificados digitais e por videoconferência, tornando o processo mais ágil;
- Possibilidade de realizar o atendimento no estabelecimento ou domicílio do cliente em caso de novos certificados ou que não cumpram os requisitos da validação on-line;
- Atendimento na área central de Caxias do Sul com estacionamento conveniado;
- Menor preço de certificados digitais praticados.
Informações podem ser obtidas por meio dos telefones (54) 3538-9074 (Caxias do Sul), (51) 3392-4375 (Porto Alegre), no whatsapp (54) 99268-0333, e-mail atendimento01@armastersul.com, ou pelo site www.armastersul.com.



Tags: AR Master Sul, Certificação Digital, Assinatura Digital, Pandemia, COVId 19




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos