informe-se com a sulfite

Projeto “Educando para a Paz - Capacitação em yoga na educação” já está em aplicação nas escolas


10 de Maio de 2019

Um projeto quem tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde no contexto educacional por meio da Yoga para professores e alunos de escolas municipais de Caxias do Sul. Este é o Educando para a Paz - Capacitação em yoga na educação, promovido pelo Ganapati Centro de Estudos e Práticas de Yoga com a parceria do Instituto Sérgio Lovato. As técnicas e dicas ensinadas no curso já estão em aplicação nas salas de aula de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, ajudando no desenvolvimento físico e emocional de professores e alunos.

Os encontros mensais, que iniciaram em março com mais de 100 professores participando e seguem até outubro de 2019, ocorrem no Ginásio 2 da UCS, na sala 301, com duração de 3h30min, aos sábados pela manhã. A programação contempla aulas de yoga, com práticas corporais, respiratórias, de relaxamento profundo e de meditação, além de uma oficina que apresenta as técnicas para serem incorporadas em sala de aula, com os alunos e adaptadas a cada faixa etária. O curso é gratuito e para receber o certificado é necessário ter 75% de presença nos encontros.

O projeto Educando para a paz teve início em 2012 e já levou a Yoga a cerca de 1200 crianças da rede municipal de ensino da cidade. “Alguns anos atrás, professores da rede municipal pediram ajuda para lidar com os sintomas que as crianças e jovens apresentavam em sala de aula, por exemplo, agressividade, uma agitação muito grande, incapacidade de permanecer sentados, a falta de respeito com colegas e professores, alguns, inclusive, já tomando muita medicação. Eles não encontravam respostas relativas para lidar com estes sintomas. A ideia de capacitar professores é para atuar em grande escala, com grande abrangência, atingindo cerca de 3 mil crianças/jovens facilmente, proporcionando uma melhora na qualidade de vida tanto do professor como dos alunos”, explica a coordenadora do projeto, Andrea Lovato Ribeiro, psicóloga, especialista em psicoterapia para crianças e adolescentes, mestra em psicologia e professora de yoga para adultos e crianças, treinada pela Bihar School of Yoga/ India.

Para os professores que estão nessa imersão da prática da yoga já é perceptível os benefícios da técnica. A diretora da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, de Bento Gonçalves, Nelita Maria Zanovelo, conta que no ano passado enfrentaram diversos problemas de indisciplina com os alunos, que envolviam questões emocionais e muita agitação. Quando ficaram sabendo sobre o curso, já demonstram interesse. “Começamos a colocar em prática a técnica, aplicando no início de uma prova, ou trabalhos de religião, cada professor dentro da sua disciplina. Entendo que nesta fase inicial, estamos semeando a ideia, e dentro de uma sala de aula com 20 alunos, alguns já apresentam mudanças”, destaca.

O projeto também despertou interesse pelos professores universitários. Este é o caso da Carla Beatris Valentini, professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UCS, que analisa a prática do yoga no Ensino Superior como uma contribuição contemporânea importante, pois o foco nos bancos universitários está voltado para competências, conteúdos, na qualificação do docente e do profissional como um todo. A yoga traz uma dimensão mais humana, voltada a enxergar o outro, como aluno e futuro professor e isso aparece no contexto da prática da interação: professor/aluno proporcionando mais leveza. “Essa relação do professor do Ensino Superior introduzindo a yoga no exercício pedagógico permite que estes futuros docentes comecem a perceber possibilidades de atuar com os seus alunos de outra forma. Quando passamos a olhar o outro como um ser em todas as dimensões e não só como aquele que eu preciso inserir conteúdo, mas um outro onde existe uma dimensão afetiva, corporal, emocional e espiritual”.  

Paralelo a isso, os professores participantes do curso têm bolsa de estudos parcial para realizarem aulas de yoga no Ganapati, semanalmente, para aprofundar o entendimento e a experiência dessa prática milenar.

 

*Crédito das fotos: Luís Henrique Bisol.



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Instituto Sérgio Lovato, capacitação, yoga,




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos