informe-se com a sulfite

Nutricionista da Substância Gastronomia Light esclarece as 10 maiores dúvidas na perda de peso


24 de Fevereiro de 2015

A cada dia que passa, novas dietas surgem. São muitos os tipos de dieta, mas todas elas têm um único objetivo: a perda de peso. Mas com tantas opções, surgem dúvidas e questionamentos em relação à alimentação saudável.

A nutricionista da Substância Gastronomia Light, Karine Rabaiolli, apresenta algumas dicas de certo e errado para as dúvidas mais comum quando se trata de emagrecimento.

 

Para emagrecer, preciso passar fome.

Errado. Pelo contrário. Para perder peso de forma saudável, é necessário comer vária vezes ao dia (5 a 6 refeições/dia) com quantidades adequadas. Se estiver sentindo fome, alguma coisa não está certa. É importante lembrar que para perder peso de uma forma saudável, nada melhor do que a reeducação alimentar, ou seja, comer várias vezes ao dia (5-6 refeições) e não passar mais de 3 horas sem ingerir um alimento. Assim, seu metabolismo estará funcionando e essa atitude proporcionará uma perda de peso equilibrada e duradoura.

 

Durante a dieta, posso tomar refrigerante diet/light à vontade.

Errado. Os refrigerantes, mesmo os de valor calórico reduzido, contém sódio, que ajudam na retenção de líquidos. Além disso, o gás causa distenção abdominal, o que impede a redução do tamanho do estômago (comum quando se come menos) além de dificultar a digestão. 

 

Para perder peso, devo consumir somente alimentos diet.

Errado: primeiro devemos esclarecer o que é alimento diet e o que é light. Diet é todo alimento que contém isenção de algum nutriente, por exemplo: o chocolate diet é isento de açúcar, sendo este açúcar substituído por gordura, deixando-o mais calórico que um chocolate tradicional. O alimento light, tem redução de um ou mais nutrientes, por exemplo: o sorvete light tem redução de açúcar e gordura. Portanto, o alimento diet não é indicado para quem deseja perder peso, somente para pessoas que necessitem desse tipo de alimentos, como os diabéticos. Os alimentos light, se consumidos com moderação, são ótimos auxiliares na redução de peso.

 

Para auxiliar na perda de peso, devo consumir frutas e verduras diariamente.

Correto. As frutas e verduras são muito importantes para auxilar na perda de peso, pois são ricas em fibras, que promovem sensação de saciedade e auxiliam na motilidade intestinal. No mínimo duas porções de frutas ao dia são necessárias.

 

Pular refeições prejudica a dieta

Correto. Ficar por muito tempo sem se alimentar prejudica o organismo, podendo deixar seu metabolismo lento, gastando menos calorias. Além disso, é provável que na próxima refeição você exagere na quantidade.

 

Alimentos de baixo Índice Glicêmico (IG) são auxiliares das dietas de redução de peso.

Correto. O IG dos alimentos mede a velocidade em que os carboidratos são absorvidos e transformados em açúcar no sangue. Os alimentos com alto IG elevam rapidamente a glicemia e ao contrário, os com baixo IG elevam a glicemia lentamente, deixando os níveis de açúcar no sangue normais, aumentando a sensação de saciedade, evitam que os carboidratos sejam armazenados sob forma de gordura.

 

O inverno é a melhor estação do ano para perder peso.

Correto. No inverno o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura interna. Nesta estação do ano, o organismo gasta em torno de 10% a  mais de calorias em relação ao verão. Quem mantém uma atividade física, alimentação equilibrada e sem exageros, perde peso mais fácil.

 

Uma dieta equilibrada deve ter gordura.

Correto. As gorduras são fontes de energia. É através dela que absorvemos as vitaminas A, D, E, K. O importante é saber escolher que tipo de gordura se deve incluir na dieta. Óleo de oliva extra virgem, frutas oleaginosas (amêndoa, nozes, castanhas), são ótimas fontes, pois são chamadas de gorduras insaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL). Uma dieta equilibrada fornece de 25%  de lipídios (em relação às calorias diárias ingeridas), porém, dentro desse percentual deve-se ingerir 15% de gorduras insaturadas e 10% de gorduras saturadas (manteiga, ovos, embutidos, chocolate, sorvete, etc).

 

Para perder peso é necessário abolir o chocolate.

Errado. O chocolate eleva os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Contém flavonóides, poderoso antioxidante que evita a formação de radicais livres. Por isso, em quantidades adequadas não causam prejuízo a saúde. O indicado é ingerir 15g/dia=1/2 barrinha logo após o almoço.

 

Os alimentos funcionais ajudam a manter uma vida saudável

Correto. Devemos incluir em nossa alimentação diariamente. O alimento funcional é aquele alimento que além de seus nutrientes convencionais, possuem propriedades que previnem e tratam doenças. São exemplo: alho, tomate, chá verde, uva, soja, etc.

 

A Substância Gastronomia Light oferece produtos elaborados com alimentos funcionais, os quais proporcionam o equilíbrio do organismo, previnem e tratam doenças. Entre as especialidades estão produtos low carb (baixo teor de carboidratos e alto teor de proteínas); sem glúten; ricos em fibras; isentos de açúcar; sem lactose; para ovo-lacto-vegetarianos e ricos em fibras.

Em Caxias do Sul, a unidade está localizada na Rua Andrade Neves, 985, bairro Exposição. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e nos sábados das 10h às 14h. Os interessados em solicitar a tele-entrega ou saber mais informações, podem entrar em contato por meio do telefone: (54) 3028-2990. 

Para a conveniência dos clientes, a Substância também oferece serviço de tele-entrega, além de convênio com um estacionamento localizado em frente a operação. 

  

 



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Substância Gastronomia Light, saúde, qualidade de vida, alimentação saudável, dieta, bem-estar




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos