informe-se com a sulfite

1º Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos abre inscrições na próxima segunda-feira


19 de Março de 2015

O Prataviera Shopping em parceria com a Associação RIMVIVER e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizam o primeiro passeio ciclístico #1salva8 em conscientização à importância de se declarar doador de órgãos. A atividade que ocorre no dia 12 de abril vai marcar o primeiro ano em que a cidade comemora o Dia Municipal do  Doador de Órgãos e Tecidos. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, 23 de março, e seguem até o dia 10 de abril, no valor de R$25,00. Os interessados devem ir ao empreendimento no horário das 11h às 19 horas, de segunda a sábado, para efetuar a inscrição.

O dinheiro arrecadado será entregue à Associação RIMVIVER para auxiliar no atendimento às pessoas com insuficiência renal crônica, transplantados e seus familiares. “Queremos conscientizar as pessoas  sobre a importância da doação de órgãos, pois diariamente vivenciamos a luta pela vida e a expectativa na espera e também na chegada do grande dia para realizar o transplante”, ressalta a psicóloga da Associação, Natália Pirocca.

A iniciativa também objetiva fazer com que as pessoas reflitam e entendam que um doador poderá salvar e tirar da fila de espera até oito vidas, caso a família autorize a doação dos órgãos. Por isso, os familiares devem ser avisados sobre o interesse de ser doador.

Também são parceiros da ação as Secretarias da Saúde, Educação e Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Unimed, SAMAE, Visate, Escola Profissional do Hospital Pompéia, Max Muscle, Caleo Bicicletas e Grupos de ciclistas Bike das Colônia, Tribo do Pedal, Gurias no Pedal e Caramanholas.

O público pode acompanhar mais informações, sobre o passeio ciclístico, por meio das mídias sociais do Prataviera Shopping.

 

SERVIÇO:

1º PASSEIO CICLÍSTICO #1salva8

Data: 12 de abril;

Horário: concentração dos participantes a partir das 9h. Largada do passeio ciclístico às 10h;

Largada: Largo da Prefeitura de Caxias do Sul;

Chegada: Parque dos Macaquinhos.

*Parada para descanso no Prataviera Shopping lado Júlio de Castilhos, com água e frutas aos participantes.

*Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 19 de abril.

 

Inscrições:

Período: 23/03 até 10/04;

Local: Exclusivamente no Prataviera Shopping;

Horário: de segunda a sábado das 11h às 19 horas;

Valor: R$25,00 (vinte e cinco reais).

*Os 100 primeiros inscritos ganham camisetas.

 

Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos:

A lei nº 7.782, de 9 de junho de 2014, que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, no município de Caxias do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de abril, é de autoria do Vereador Flávio Cassina. De acordo com o parlamentar, o Brasil é considerado o segundo país no mundo, em números de transplantes realizados por ano, sendo que mais de 90% dos transplantes ocorrem pelo sistema público de saúde.

Além disso, mais de 80% dos transplantes são bem-sucedidos, reintegrando o paciente à sociedade produtiva. Cassina ainda acrescenta, que a Semana Nacional de Doação de Órgãos ocorre de 23 a 29 de setembro e o Rio Grande do Sul já chegou a liderar a quantidade de transplantes, no país, mas que, nos últimos anos, tem perdido para outros estados, como Santa Catarina.

Na opinião do autor, isso ocorre porque esses estados realizam campanhas de conscientização o ano todo, o que, segundo o vereador, não ocorre no Rio Grande do Sul. Cassina salienta que, com a data instituída no município, no primeiro semestre de cada ano, campanhas de incentivo poderão ser promovidas ao longo dos próximos meses.

O documento ainda relata que muitas organizações não governamentais (ONG) espalhadas pelo território nacional se propõem a incentivar a doação e a levar a informação correta à comunidade, sobre transplantes de órgãos e tecidos.

*No anexo, segue imagem com o percurso que será realizado.



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Prataviera Shopping, Associação RIMVIVER, Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, passeio ciclístico




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos