informe-se com a sulfite

A Psicóloga e Coach Andréia Rossi Victorazzi explica por que alguns gestores encontram dificuldades para liderar


23 de Julho de 2015

Cada vez mais as empresas vêm buscando investir na formação e preparação de seus líderes. Afinal, pesquisas tem mostrado que mais de 60% dos pedidos de demissão têm como motivo a insatisfação do funcionário com a liderança. Mas afinal, por que é tão difícil liderar?

Com o passar dos anos, percebemos o mercado cada vez mais competitivo que entende que ser líder significa dominar a área técnica do negócio, ter conhecimento sobre o mercado no qual este negócio está inserido, conhecer seus concorrentes, ser capaz de aproveitar as oportunidades que venham a surgir e mais, devem saber gerir pessoas. É neste último aspecto que muitas pessoas que ocupam cargos de liderança acabam não se qualificando como esperado.

Sabemos que muitos líderes possuem uma formação superior, que lhes proporciona o conhecimento técnico necessário. Muitos possuem anos de experiência no ramo, fazendo com que tenham conhecimento suficiente sobre o mercado no qual estão inseridos. Mas como os líderes se prepararam para assumir o papel de gestores de pessoas?

É neste cenário que surgem os trabalhos em treinamento e desenvolvimento de liderança. Normalmente, realizados pelo RH da empresa ou por Consultorias externas, o desenvolvimento de líderes deve ser encarado como necessidade por todos os níveis de gestão de uma empresa. O objetivo é desenvolver competências fundamentais para a função de líder, como: comunicação, planejamento, motivação, organização, empatia, flexibilidade, autoconhecimento, controle emocional, entre outras. Qualquer pessoa pode tornar-se um ótimo líder, desde que esteja disposto a desenvolver as habilidades necessárias.

O líder tem o papel de inspirar sua equipe, o que em um mercado competitivo pode representar lançar o produto alguns dias antes de seu concorrente porque sua equipe de pesquisa e desenvolvimento estava mais inspirada, ter sua marca reconhecida como a que possui o melhor atendimento porque seus funcionários estão sempre empenhados em atender da melhor forma possível o cliente, seu produto ser reconhecido pela marca da qualidade porque todas as pessoas que participam dos processos dentro de sua empresa estão empenhadas para que isso aconteça, ou seja, as ações de um líder são percebidas não apenas pela equipe deste, mas também por clientes, acionistas, fornecedores, entre outros.

Portanto, para a formação dos líderes que as empresas estão buscando, não basta apenas investir em MBAs e especializações, é necessário também pensar em investimentos como o Coaching individual e de equipe, treinamentos específicos e dinâmicos para desenvolver todas as habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento deste líder.

 



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Andréia Rossi Victorazzi, psicologia, coach, serviços, atendimento, organizacional




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos