informe-se com a sulfite

Documentário “Heranças” será lançado na noite desta quarta-feira


16 de Abril de 2014

Contar como as gerações de famílias caxienses mantêm vivas as heranças culturais. Esta é a história do Documentário “Heranças” que estreia na noite desta quarta-feira, 16 de abril, em dois horários, às 20h e às 20h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O projeto que tem o financiamento do Financiarte possui a duração de 23 minutos. O roteiro foi elaborado por Elisângela Silva, a direção geral e fotografia são de Maicon Dewes e o diretor de arte é Pedro Ledmar.

O objetivo deste trabalho é despertar o interesse da comunidade para conhecer a vida de caxienses, sejam eles conhecidos ou anônimos. “A ideia é que o documentário sirva de reflexão sobre as verdadeiras heranças que ficam nas famílias e que algumas vezes se perdem, pela falta de interesse dos sucessores”, ressalta a roteirista, Elisângela Silva.

O documentário relata as histórias de: Robison Boeira, Gema Dal Cero, Juarez Castilhos e Edson Cembrani. No decorrer da apresentação, revela-se a importância dos dons, conhecimentos e habilidades que foram transferidos para eles. Sabedoria passada de geração em geração que serve de alicerce para o crescimento profissional e pessoal, e também para o resgaste histórico e cultural da região.  

A herança recebida, respectivamente, na música, culinária e artesanato, no gosto pelas lidas campeiras e na produção do vinho, preservadas pelos integrantes das famílias é a peça chave desta iniciativa. Elisângela enfatiza que o documentário apresenta um registro de culturas da região, ficando documentadas para posteriores estudos e pesquisas. “O material também será doado à 25ª Região Tradicionalista, para a Associação Vêneta, além das cópias da Secretaria de Cultura”, explica.

O documentário foi gravado no período de junho a novembro de 2013, e teve como locações: Vinícolas de Forqueta e propriedades rurais da Serra. Depois da estreia, o documentário poderá ser assistido por meio do site: www.herancas.com.br.

Conheça um pouco dos personagens:

Edson Cembrani: mantém e inova os ensinamentos deixados pelos antepassados que vieram da Itália há mais de um século, e trouxeram na bagagem as mudas do fruto que hoje representa a história desta família. Os seus vinhedos são cultivados no Vale Trentino, desde 1930. Os cuidados com os parreirais e o processo de elaboração do vinho foram passando por gerações. Esta história é contada com muito orgulho e paixão por Edson, que fez o negócio familiar crescer e que com dedicação e pesquisa busca fazer com que ele prospere.

Gema Dalcero: Dona Gema é uma italiana típica. É contando as aventuras e as desventuras dos italianos, que ela realiza o seu trabalho como animadora turística e recebe os visitantes na Cooperativa Vinícola Forqueta. Com as receitas da avó, prepara o artesanato e a gastronomia que são apreciadas pelos turistas que visitam a região.

Juarez Castilhos dos Reis: com um grande conhecimento das tradições e lidas do campo, e muita habilidade, cultiva todos os ensinamentos que foram passados na infância, e que durante toda a sua vida serviram como instrumento para construir a sua história e de sua família. Fazendo da doma de cavalos xucros umas das principais formas de renda.

Robison Boeira: é um jovem acordeonista, desde os quatro anos de idade dedilha acordes deste instrumento. A escolha pelo nativismo rendeu a carreira solo e abriu novos caminhos.

SERVIÇO:

O que: Documentário “Heranças”

Quando: 16 de abril

Horário: 20h e 20h30min

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia - Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

 

FICHA TÉCNICA:

Roteiro: Elisângela Silva

Direção Geral e Direção de Fotografia: Maicon Dewes

Direção de Arte: Pedro Ledmar

Trilha Sonora: Joel Vianna

 

Créditos fotos: Elisângela Silva



Tags: Cultura




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos