informe-se com a sulfite

Segunda edição do Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos reúne 100 participantes


18 de Abril de 2016

A segunda edição do Passeio Ciclístico #1salva8 realizada na manhã deste domingo, 17 de abril, reuniu 100 participantes. A atividade comemorou o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos e buscou conscientizar sobre a importância de se declarar doador de órgãos. O evento foi organizado em parceria com o Prataviera Shopping, Associação RIMVIVER e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Toda a renda arrecadada na atividade foi revertida à Associação RIMVIVER, com o intuito de auxiliar no atendimento das pessoas que possuem insuficiência renal crônica, transplantados e familiares. A denominação #1salva8 tem por objetivo fazer com que as pessoas reflitam e entendam que um doador poderá salvar e tirar da fila de espera até oito vidas, caso a família autorize a doação dos órgãos. Por isso, os familiares devem ser avisados sobre o interesse de ser doador.

Entre as atividades do Passeio Ciclístico estava um aquecimento realizado, antes do início do trajeto, pela equipe do Sesc. Também houve degustação de produtos da ATP Suplementos e sorteio de uma bike da Caleo Bicicletas. Além disso, os mecânicos da Beck Bikes ofereceram todo apoio e suporte durante o percurso e a equipe da Faculdade Fátima disponibilizou o serviço de aferição de pressão arterial. O Samae ficou responsável pela distribuição de água aos participantes.  

Ressalta-se ainda que, certificando a importância da realização do evento, esta segunda edição conquistou uma das cotas do Programa Banco do Brasil de Patrocínio 2016, que avalia critérios de responsabilidade social, valorização dos relacionamentos, criatividade/originalidade, acessibilidade, entre outros.

O público pode acompanhar mais informações, sobre o passeio ciclístico, por meio das mídias sociais do Prataviera Shopping.

 

*A ação contou com o patrocínio do Banco do Brasil e o apoio dos grupos de ciclistas: Gurias no Pedal, Bike Das Colônia, Bike Club, Tribo do Pedal e Caramanholas. Já as empresas parceiras foram: Rádio Mais Nova FM, Rádio São Francisco, Visate, Fátima Educação, Faculdade Fátima, Sesc/RS, Caleo Bicicletas, ATP by Flex Nutrition, Samae, Codeca e Beck Bikes.

 

SOBRE O DIA MUNICIPAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS:

A lei nº 7.782, de 9 de junho de 2014, que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, no município de Caxias do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de abril, é de autoria do Vereador Flávio Cassina. De acordo com o parlamentar, o Brasil é considerado o segundo país no mundo, em números de transplantes realizados por ano, sendo que mais de 90% dos transplantes ocorrem pelo sistema público de saúde.

Além disso, mais de 80% dos transplantes são bem-sucedidos, reintegrando o paciente à sociedade produtiva. Cassina ainda acrescenta, que a Semana Nacional de Doação de Órgãos ocorre de 23 a 29 de setembro e o Rio Grande do Sul já chegou a liderar a quantidade de transplantes, no país, mas que, nos últimos anos, tem perdido para outros estados, como Santa Catarina.

Na opinião do autor, isso ocorre porque esses estados realizam campanhas de conscientização o ano todo, o que, segundo o vereador, não ocorre no Rio Grande do Sul. Cassina salienta que, com a data instituída no município, no primeiro semestre de cada ano, campanhas de incentivo poderão ser promovidas ao longo dos próximos meses.

O documento ainda relata que muitas organizações não governamentais (ONG) espalhadas pelo território nacional se propõem a incentivar a doação e a levar a informação correta à comunidade, sobre transplantes de órgãos e tecidos.

 

*No anexo, segue fotos do evento.

 

Crédito: Douglas Hoffmann.

Foto 1 - largada

Foto 2 - comendadores

Foto 3 - Gurias no Pedal



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Prataviera Shopping, Passeio Ciclístico, doação de órgãos, Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, #1salva8




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos