informe-se com a sulfite

O (mau) hábito de coçar os olhos


24 de Junho de 2016

Sem perceber coçamos os olhos. E várias vezes ao dia.

Mas você sabia que o simples fato de levar as mãos aos olhos é a principal forma de contágio das conjuntivites? E que esfregando os olhos, em especial a córnea, que é a estrutura transparente e uma das responsáveis pelo grau dos óculos, em alguns casos, pode levar ao aumento deste grau? E, por mais alívio que este ato nos traga, coçar gera mais vontade de coçar? Além do que a coceira frequente pode ser um sinal de alguma doença ocular. Mas vamos com calma.

Muitas pessoas têm o hábito de coçar os olhos, seja por mania ou por que eles coçam mesmo. Mas, é por meio deste ato que levamos os germes responsáveis pelas conjuntivites até os nossos olhos! Ao encostarmos em uma superfície contaminada aonde alguém com conjuntivite tocou anteriormente, entramos em contato com os vírus e bactérias que levam à esta infecção. Não nos contaminamos pelo ar, ou através de espirros, por exemplo, mas sim por meio do contato direto. Por isso, sempre que encostarmos as mãos nos olhos, elas devem estar limpas.

Algumas pessoas possuem um tipo de grau que se chama astigmatismo. Ele é originado pela forma da córnea. Quando coçamos os olhos, intensamente e por muito tempo, esfregamos a córnea, que é elástica, podendo alterar a sua forma e com isso, aumentar o grau do astigmatismo. Nos pacientes que possuem ceratocone pode até acelerar sua progressão.

A coceira crônica também é um sinal de que alguma coisa nos olhos não vai bem: pode ser a manifestação de alterações como conjuntivite alérgica, olho seco, ou até ser um sinal de que precisamos de óculos.

Portanto, coçar os olhos pode ser um alívio momentâneo mas, na verdade, gera ainda mais coceira, pois libera substâncias inflamatórias que são as causadoras da coceira, tornando este ciclo vicioso. Enfim, levar as mãos aos olhos nunca é uma boa ideia.  



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Letícia Bocchese, oftalmologista, dicas, cuidado, olhos, coçar, hábito




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos