informe-se com a sulfite

A relações públicas e assessora de eventos Carla Lisboa disserta sobre como os convidados devem se comportar em uma festa de casamento


27 de Junho de 2016

Os convidados são uma parte essencial no casamento, certo? Porém, cabe a cada um deles manter uma certa postura, não cometendo erros para não se tornarem convidados indesejados. Isso porque muitas das conveniências, que para alguns podem parecer inofensivas, pode causar uma grande dor de cabeça para os noivos. Desta forma, para evitar gafes indesejadas separei as 10 principais coisas que os convidados não devem fazer em um casamento.

Não confirmar a presença:

Confirmar a presença é algo muito simples de fazer, mas muitos convidados deixam de confirmá-la. Com um simples click em um site você pode facilitar horas de trabalho para os noivos. Entendam que quase tudo em um casamento é contado por número de pessoas, e, por isso, os noivos devem ter certeza de quem realmente vai ir e quem não vai.

Levar partes da decoração para casa:

A decoração do casamento, repleta de flores, é linda, porém não é uma lembrancinha que está esperando que você a leve para casa. Provavelmente, ela deverá ser devolvida para a florista e o sumiço de partes dos enfeites da festa vão custar caro para os noivos. Já vivenciei casos em que o convidado levou cadeirinhas que estavam na mesa de doces, como suporte; itens do kit toalete (este, bem comum, diga-se de passagem); 

Levar comida pra casa:

Quem nunca levou um bem-casado para casa? Pois é, mas tem gente que leva quantos docinhos couber na bolsa. É muito feio embrulhar comida no guardanapo e colocar no bolso ou na bolsa. Por favor, evite cometer essa gafe. Caso os anfitriões ofereçam, fique à vontade e leve mesmo. Do contrário, controle-se.

Chegar atrasado, ou ainda pior, não ir na cerimônia:

Você não é obrigado a seguir a mesma religião do que os noivos, mas lembre-se: o casamento é dos noivos e para os noivos. Por isso, faça um sacrifício e assista a cerimônia. Ir somente na festa para comer e beber não é de bom tom. Casamento é feito de cerimônia e recepção, prestigie todos os momentos, afinal, será único e se você foi convidado é porque é especial aos noivos.

Levar presentes para a festa:

Antigamente, era super comum as festas de casamento já terem um espaço reservado para os presentes. Hoje em dia, essa prática já não é comum. Pois, o responsável pelos presentes tinha que os levar para a casa, cansado, depois da festa. Atualmente, costuma-se usar as listas de presentes online. Além de facilitar aos noivos, facilita e muito aos convidados. Você pode comprar o presente a hora que quiser e de onde estiver, apenas com alguns cliques.

Aqui também é preciso pensar em qual valor você vai investir. Primeiramente, leve em consideração as suas possibilidades, após, pense no local da festa e valor que os noivos estão investindo. Atualmente, organizar uma festa de casamento custa, por convidado, entre R$  350,00 e R$ 1.200,00, 40% deste valor será um belo mimo.

Criticar a cerimônia ou festa:

Os noivos investiram bastante dedicação e tempo na festa que proporcionaram para seus convidados, além de dinheiro, é claro. Por isso, guarde as críticas pouco construtivas ou desnecessárias, pois elas não são bem-vindas neste momento. Tenha a certeza que todos os detalhes foram pensados com meses de antecedência até chegar ao grande dia. Pense no lado dos noivos e veja as coisas positivas, que muitas vezes muda entre um convidado e outro.

Se tornar o fotógrafo oficial:

É muito legal registrar o beijos dos noivos, e diversos momentos marcantes da cerimônia. Porém, você não deve esquecer que os noivos contrataram um profissional para isso. Por isso, não fique incomodando os noivos e deixe os profissionais contratados realizarem o trabalho sem atrapalhos. Viver o momento presente, deixar a emoção rolar é mais importante do que registrar os momentos. Fique tranquilo, um bom fotógrafo não perderá nenhum lance.

Exagerar na comemoração:

Certamente, motivos para brindar em um casamento não faltam, mas você não quer ser para sempre lembrado como o convidado inconveniente que não soube seu limite e passou vexame. Beba com moderação e divirta-se sem incomodar os outros. É um dia especial sim, precisamos celebrar a felicidade de quem amamos; mas com limite. Beber é muito bom, ainda mais quando a bebida é de boa qualidade, mas aproveitar a festa e lembrar dela no dia seguinte é fundamental.

Ir de vestido ou roupa branca:

Por favor, evite isso. Roupa branca no casamento só a da noiva. Mas, ressalto também, que é importante ficar atento as roupas com tonalidades claras, pois com um flash tornam-se brancas nas fotos. Os noivos são o centro das atenções, não você. Se quiser aparecer, você pode fazer uma festa de aniversário ou ainda, um casamento. Mas neste dia lembre, você é convidado. Dança, beba, coma, aproveite, mas com moderação.

Deixar de se divertir:

O propósito principal da celebração é diversão e comemoração. Por isso, os convidados não podem deixar de se divertir: dancem, brindem e festejem com os noivos essa data tão especial. Se ficar num canto fazendo pose não será um bom convidado. Mas estar na pista de dança, comemorando cada momento, será muito especial. Valorize as atrações que os noivos pensaram para celebrar com vocês. Se você é do perfil que gosta de ficar sentado, então fique no lounge, tome um café, um licor ou ainda um drink.



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Carla Lisboa, assessoria de eventos, organização, dicas, casamento, cerimônia, convidados, comportamento




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos