informe-se com a sulfite

Descobrincando Escola Infantil é inaugurada em Caxias do Sul


27 de Julho de 2016

Inaugurou no último sábado, 23 de julho, a Descobrincando Escola Infantil. Administrada pela pedagoga Cristiane Palandi, a escola localizada na Rua Ernesto Marsiaj, 280, bairro Petrópolis, em Caxias do Sul, tem como conceito incentivar que os pequenos aprendam por meio de brincadeiras. O espaço é especial, desenvolvido e planejado para atender crianças de 1 a 5 anos e 11 meses de idade.

No total, são 440 metros quadrados de área privativa, e 1.000 metros quadrados de área externa, em uma estrutura composta por: cinco salas de aula; sala de estímulos; sala de espelhos; videoteca e brinquedoteca; sala de movimento e playground interno; biblioteca; pátio externo com playground, campo de futebol, horta, casa de boneca, oficina, entre outros brinquedos; atelier; lavanderia e cozinha de apoio; cozinha principal; recepção/diretoria; três banheiros adaptados às crianças e dois banheiros para adultos.

As arquitetas responsáveis pelo projeto, Gabriela Lampert e Viviane Baron, explicam que além da localização privilegiada e de elementos naturais existentes no terreno, a edificação que abriga a escola é um exemplar da arquitetura das décadas de 30 e 40, em Caxias do Sul. “Desenvolvemos o mínimo de alterações na estrutura original, promovendo o encontro harmonioso da arquitetura existente, com as linhas contemporâneas utilizadas para abrigar os novos espaços. A aspiração deste projeto está em oferecer às crianças espaços lúdicos, criativos e com infraestrutura apropriada, refletindo a identidade visual e a essência da escola”, destacam.

Já a identidade visual e o nome Descobrincando foram desenvolvidos pelo escritório de design e ilustração Epic! Aventuras Criativas, comandado pelos designers Maurício Cardoso e Marina Procházka. O conceito principal explorado foi o próprio significado do nome, que é descobrir brincando. “Utilizamos da temática de espaço, um ambiente de descoberta e ainda muito desconhecido, onde tudo é possível. O local se transformou em uma galáxia e seus habitantes e exploradores são relacionados com atividades da própria escola para engajar as crianças e pais com personagens desenvolvidos, tornando a experiência de estudar na Descobrincando muito mais pessoal e querida”, relatam os designers.

A proprietária da escola, Cristiane Palandi, possui uma experiência de trabalho na área da educação infantil que completa 10 anos. Ela enfatiza que a Descobrincando vai ser uma extensão da casa da criança, e no espaço os pequenos vão ser amados, respeitados, cuidados com muito carinho, tudo em um mundo em que eles aprenderão brincando. “A escola não é apenas um lugar aconchegante e divertido, mas também um local estimulante oferecendo ao aluno um desenvolvimento natural por meio de experiências significativas nos âmbitos da formação social e pessoal e no de conhecimento de mundo”.

A Descobrincando preza por comodidade, praticidade e confiabilidade, por isso em dias chuvosos os pais têm a possibilidade de entrada e saída com carros por portões laterais, facilitando o deslocamento com os alunos. No fim do dia, quando retornarem para buscar as crianças eles podem usufruir da área externa da escola, para brincar com os filhos. “A ideia tem por objetivo facilitar o dia a dia e o relacionamento pai e filho, visto que nem todos possuem espaço ao ar livre para realizar brincadeiras, enfim curtir esse momento em família”, acrescenta Cristiane.

No currículo escolar da Descobrincando estão propostas que aproximam o universo infantil dos saberes, cientificamente, produzidos pela sociedade de forma lúdica e estimulante. Na formação social e pessoal estão os aspectos de identidade e autonomia. Já no que diz respeito ao conhecimento de mundo, são realizadas atividades com música, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemática. Destaca-se ainda que nesta programação de serviços oferecidos estão inclusas, aulas de música, educação física e inglês, sem gerar custo adicional.

A escola vai funcionar no turno da manhã, das 7h30min até às 11h30min, e na parte da tarde, das 13h às 18h30min. Não será oferecido almoço, a intenção é que os pequenos façam a refeição, em casa, acompanhados dos pais. Ressalta-se também que toda criança matriculada na Descobrincando tem acompanhamento fisioterapêutico, com avaliação motora realizada duas vezes ao ano.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (54) 3419-1333, site: www.descobrincando.com.br ou pelas redes sociais Facebook e Instagram: @descobrincando.

 

*No anexo, seguem fotos do local.

Crédito: Edson Pereira. 



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Descobrincando Escola Infantil, inauguração, crianças, atendimento




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos