informe-se com a sulfite

A oftalmologista Letícia Bocchese explica quais são os cuidados que você deve ter ao usar lentes de contato. Clique aqui e confira


27 de Julho de 2016

Hoje em dia, não há maneira mais fácil e rápida de se “livrar” dos óculos do que usar lentes de contato. Quem já usa sabe do que estou falando: maior liberdade para as atividades diárias, como por exemplo, praticar esportes, ir à praia, usar óculos escuros, e até pode melhorar a visão em relação aos óculos. Sem falar na questão estética e, no caso das mulheres, a automaquiagem se torna uma tarefa bem mais fácil.

Mas não se esqueça de que todo prazer relaciona-se com um dever! E esse dever está nos cuidados com a adaptação das lentes de contato e com a manutenção das mesmas. Em geral, a grande maioria das pessoas é candidata a usar as lentes de contato. Existem diversos tipos e materiais, com indicações próprias para cada paciente. Para saber se é possível usar e qual é a melhor lente, deve-se ir ao oftalmologista para uma consulta geral, seguida de um teste de adaptação da lente de contato. E por meio deste teste, se determina qual lente poderá ser usada.

Uma vez que iniciado o uso, além de aprender a manusear a lente, o médico ou sua equipe orienta os cuidados que o paciente deve ter. Como as lentes ficam em contato direto com os olhos, elas podem diminuir a entrada de oxigênio através da córnea e, com isso, podem aumentar o risco de infecções (chamadas de ceratites) e de microtraumas, caso alguma partícula fique aderia a ela. Por isso, a higiene é fundamental no manuseio das lentes, e aqui seguem algumas dicas gerais:

·       Procure manusear as lentes em ambientes limpos;

·       Lave sempre as mãos;

·       Use soluções de manutenção e limpeza adequadas para o seu tipo de lente de contato;

·       Mantenha o estojo da lente limpo e troque regularmente;

·       Nunca durma com as lentes, a não ser que elas sejam programadas para tal;

·       Qualquer alteração ou olho vermelho, suspenda o uso da lente e procure imediatamente o seu oftalmologista.

 

Com os cuidados certos e o acompanhamento médico, usar lente de contato continuará sendo sempre um prazer!

 



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Letícia Bocchese, oftalmologista, dicas, cuidado, olhos, lentes de contato




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos