informe-se com a sulfite

Terçol ou intersol?


25 de Agosto de 2016

Sabe aquela bolinha que às vezes sai em cima da pálpebra e que nossa avó chama de terçol? Na verdade, o tal terçol tem nome e se chama hordéolo. E de onde ele vem? A gente pega? Foi por olhar torto para alguém? O hordéolo é um pequeno abscesso na borda das pálpebras, superior ou inferior, e ele pode ser interno ou externo. A forma externa é a mais conhecida, pois é bastante evidente, e é causada pela inflamação e consequente infecção do local onde nasce os cílios.

O hordéolo interno, no entanto, também é bastante comum, mas é menos  aparente, e é causado pela infecção das glândulas sebáceas que possuímos nas pálpebras (chamadas de Glândulas de Zeiss e Meibomius). O hordéolo geralmente é autolimitado, durando de 7 a 10 dias, mas pode virar crônico, e aí recebe outro  nome: calázio. Ambas as formas não são contagiosas!

Os sintomas são de inchaço da pálpebra, vermelhidão, coceira e sensibilidade no local. Geralmente o olho está calmo. Em alguns casos, pode formar uma bolinha de pus e drenar secreção por ela, fazendo com que o olho amanheça grudado. Os hordéolos internos e externos drenam ou evoluem, espontaneamente, de uma a três semanas em geral. Porém, a aplicação de compressas de água morna ou até chá de camomila, várias vezes ao dia, podem aliviar os sintomas e acelerar este processo.

É imprescindível, no entanto, que um oftalmologista realize o exame para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, podem ser prescritos colírios e pomadas para tentar acelerar o processo de cura e, em casos mais graves, até mesmo antibióticos via oral são indicados.

E voltando a citar o terçol, você lembra da dica da avó para aquecer uma aliança e colocar por cima? Apesar de ter seu fundamento, por ser uma fonte de calor local, deve ser evitada, pois além do risco de queimar a pele, podemos contaminar o olho e ganhar de brinde uma conjuntivite!



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Letícia Bocchese, oftalmologista, dicas, cuidado, olhos, terçol, intersol, tratamento, hordéolos, calázios




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos