informe-se com a sulfite

Mais de 50 variedades de temperos são cultivadas na horta do Don Claudino Enogastronomia & Eventos


23 de Março de 2017

Um dos grandes diferenciais dos serviços oferecidos pelo Don Claudino é a culinária artesanal, em sintonia com a tendência Slow Food. Desta forma, o restaurante optou por cultivar os próprios temperos, utilizados para a preparação dos mais variados pratos. Chamado de Casinha de Temperos, esse jardim de aromas e sabores fica na área externa da propriedade e pode ser visto de perto pelos clientes e visitantes.  

A ideia de cultivar os próprios temperos, vem de encontro com o principal conceito do restaurante que é servir comida de verdade, preparando molhos, massas e escolhendo cada fornecedor com muita atenção. “Em um primeiro momento, começamos a plantar alguns temperos, que não conseguíamos encontrar, para vender aqui em Caxias do Sul. Com o passar do tempo, fomos percebendo que a qualidade dos alimentos, era muito superior se utilizássemos tudo fresco e, aos poucos, a hortinha foi aumentando”, conta a administradora Gabriele Piccoli. Ela ainda destaca, que o fato de cultivar os próprios temperos possibilita elaborar pratos diferentes a cada semana, devido a diversidade de sabores existentes na horta e, assim, promove em cada cliente experiências distintas.

Localizada em um espaço de 35 metros quadrados, a horta possui cerca de 50 variedades entre temperos, flores comestíveis, ervas para chás, e algumas frutas e verduras. O responsável por cuidar do cultivo é o proprietário da empresa, Jorge Piccoli: “é como um filho, precisa de atenção diária, pois o ciclo de desenvolvimento varia de acordo com o tipo do tempero. Assim, se faz necessário adubações periódicas, desbaste, combate a possíveis pragas e doenças, e realizar a irrigação correta para evitar a proliferação de fungos”, explica.     

Ressalta-se ainda, que também são aceitas visitas técnicas, tanto de colégios como alunos de Gastronomia e Turismo de centros de ensino superior. Quem passar pelo local vai encontrar vários tipos de alecrim, alho-poró, alfazema, amor-perfeito, arruda, babosa, bálsamo, berinjela, boldo, diversos tipos de pimenta, flores, rosas, lírios, orquídeas e muito mais.  

O Restaurante Don Claudino possui estacionamento próprio, e está localizado na Rua Padre Alberto Luiz Lamonatto, 1127, Bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul. Mais informações por meio do telefone: (54) 3211.9899 / (54) 3028.9066 ou pelos e-mails: donclaudino@donclaudino.com.br ou comercial@donclaudino.com.br.

 

Sobre o Don Claudino Enogastronomia & Eventos:

A história do Don Claudino Enogastronomia & Eventos está atrelada a da família Piccoli, que, acreditando em melhores condições de vida, atravessou o oceano e fixou-se em Caxias do Sul. Sebastiano, o patriarca da família, foi um dos pioneiros no cultivo de videiras na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tradição e fé, nortearam os negócios da família até que o neto de Sebastiano, Claudino Piccoli, resolveu oficializar seu negócio e fundou a Granja Piccoli.

Em 2005, Jorge Piccoli, filho de Claudino, junto com sua esposa e filhos, em uma homenagem ao patriarca, inaugurou um espaço gastronômico chamado Don Claudino, com a intensão de oferecer ao público da região uma proposta gastronômica diferenciada. Com produtos frescos, colhidos direto do jardim de temperos, são preparados pratos especiais, com elementos da alta gastronomia, aplicados de forma artesanal.

Além do restaurante, o Don Claudino Enogastronomia & Eventos também tem à disposição dos clientes os seguintes ambientes:

Salão de eventos: toda a infraestrutura necessária para a realização de qualquer tipo de evento, podendo receber até 220 pessoas sentadas ou 300 em formato de coquetel. Além de um auditório com capacidade para 120 pessoas;

Sala da Adega: a sala da adega era justamente o ambiente da Adega da Vinícola, onde eram feitas as degustações de vinho. Possui capacidade para 60 pessoas sentadas, 50 no auditório e 80 em coquetéis;

Sala da Pitangueira: neste ambiente, há 30 anos atrás, existia um viveiro de pássaros com aves de muitas espécies, a pitangueira estava dentro dele. Possui capacidade para 80 pessoas sentadas e também no auditório, além de 100 para o coquetel;

Sala da Fonte – Bistrô: localizada junto ao hall do Don Claudino, é uma sala privativa que recebe até 35 pessoas.



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Don Claudino, horta, variedades, temperos, cultivo




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos