informe-se com a sulfite

Instituto Sérgio Lovato passa a atuar em Caxias do Sul com foco na realização de ações voluntárias para mudar caminhos


07 de Junho de 2017

Promover o desenvolvimento social e da cidadania, esse é o objetivo do Instituto Sérgio Lovato, que passa a realizar atividades em Caxias do Sul para homenagear o empresário e professor Sérgio Vitorino Lovato. Isso porque, durante toda a trajetória de vida, o educador sempre se envolveu com o trabalho voluntário.

A iniciativa, de criação do instituto, partiu do filho de Sérgio, Eduardo Lovato, 32 anos, que busca prosseguir com o espírito humanitário do pai. “O nosso objetivo é fazer o bem sem olhar a quem, sem receber nada em troca, pois esta é uma arte que não é satisfatória apenas para quem a recebe, mas também para quem faz a ação. Se doar e se dedicar em benefício do próximo proporciona uma sensação de paz interior e de realização pessoal”, explica Eduardo, que preside o projeto. 

O instituto atua com entidades e associações executando atividades ou disponibilizando serviços que venham aprimorar a estrutura das mesmas, com foco na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. “Em um primeiro momento, visitamos diversas entidades com a finalidade de verificarmos as demandas de cada uma delas, para que, na sequência, pudéssemos desenvolver o nosso cronograma de ações”, enfatiza Eduardo. Ele acrescenta que o instituto trabalha em três frentes: crianças, idosos e banco de materiais ortopédicos. Neste último, o instituto disponibilizará o empréstimo gratuito de materiais ortopédicos, por exemplo, cadeiras de rodas, andadores, muletas e cadeiras de banho, firmando parceria com instituições de ensino e a rede hospitalar da cidade. A intenção é auxiliar na recuperação de pessoas que estejam com a mobilidade comprometida.

A proposta do Instituto Sérgio Lovato ainda busca servir de incentivo para que os jovens empreendedores se engajem com a causa voluntária. Mais informações podem ser obtidas por meio da fanpage: facebook.com/InstitutoSergioLovato, pelo site: sergiolovato.com.br ou pelo e-mail: contato@sergiolovato.com.br.

  

 

Sobre Sérgio Vitorino Lovato:

Sérgio Lovato foi o primogênito de oito filhos de Alberto e a professora Methilde Lovato. Nasceu na capela Nossa Senhora do Carmo, Sananduva, em 15 de abril de 1955. Aos 10 anos, foi para o Seminário dos Saletinos em Marcelino Ramos, ficando lá até completar o segundo ano do segundo grau. Nesse tempo, aprendeu a tocar violão e apaixonou-se pelas Letras. Em Lagoa Vermelha terminou o ensino médio e em seguida, foi trabalhar e estudar em São Leopoldo, na UNISINOS. Aos 18 anos, ingressou, por concurso, na Caixa Econômica Federal, onde fez carreira de escriturário a superintendente.

Em 1999, passou a atuar na área da construção civil, consultoria empresarial e docência, onde foi coordenador do curso de Comércio Exterior, na Universidade de Caxias do Sul. Sérgio sempre foi um apaixonado pelos estudos. Desta forma, mesmo tendo cursos de Mestrado e Doutorado na área da administração, formou-se em Direito em Caxias do Sul, no ano de 2009.

Com 18 anos escreveu seu primeiro romance “Eu em Duas Vidas”, editado quatro anos depois. Passaram os anos e vários outros trabalhos foram publicados, com destaque para a história de Sananduva, nos 30 anos de emancipação política, em 1985. Em 2000, veio o livro escrito após peregrinar o Caminho de Santiago de Compostela.

Do casamento com Vera Lúcia Carbonera nasceram três filhos: Louise, Andréia e Eduardo. Sergio faleceu em setembro de 2010.

 

Crédito das fotos: Luís Henrique Bisol.

 

Foto 1: idealizador do Instituto Sérgio Lovato, Eduardo Lovato;

Foto 2, 3 e 4: última ação realizada em parceria com a Alameda Pizzeria, onde cerca de 20 crianças atendidas pela Associação Criança Feliz participaram de uma oficina de pizzas. Por lá, as crianças, de 04 a 07 anos, se divertiram produzindo e saboreando pizzas salgadas e doces.



Tags: Sulfite, Assessoria de Imprensa, Instituto Sérgio Lovato, voluntariado, ações




Informe-se com a sulfite comunicação e eventos